Livros de referências - apoio ao professor

Referências de apoio ao professor



1. ALARCÃO, I. Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto ALEGRE: Artmed, 2001.


2. ALVES, Rubem. Filosofia da ciência: introdução ao jogo e suas regras. São Paulo: Brasiliense, 1993.


3. ANDERY, M. A. et al. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. São Paulo: Espaço e Tempo/Educ, 1988


4. AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2000.


5. AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980


6. BACHELARD, G. A formação do espírito científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 1998.


7. BAITELLO JR. N. A era da iconografia: reflexões sobre imagem, comunicação, mídia e cultura. São Paulo: Paulus. 2014.


8. BERBEL, N. A. N. (Org.). Metodologia da problematização: fundamentos e aplicações. Londrina: UEL, 1999


9. BIZZO, N. Ciências: fácil ou difícil?. São Paulo: Ática, 1999.


10. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Brasília, DF, 2017.


11. BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.


12. CACHAPUZ, A. PRAIA, J. JORGE, M. Da educação em ciência às orientações para o ensino das ciências: um repensar epistemológico. Ciência & Educação, v. 10, n. 3, 2004.


13. CALADO, I. A utilização educativa das imagens. Porto: Porto Editora, 1994.


14. CAMPOS, M. C. C.; NIGRO, R. G. Didática de ciências: o ensino-aprendizagem como investigação. São Paulo: FTD, 1999.


15. CAPELETTO, A. Biologia e educação ambiental: roteiros de trabalho. São Paulo: Ática, 1992.


16. CARVALHO, A. M. P. Ciências no ensino fundamental: o conhecimento físico. São Paulo: Scipione, 1998.


17. CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciência. São Paulo: Cortez, 2003.


18. CHALMERS, A. F. O que é ciência afinal? São Paulo: Brasiliense,1994.


19. DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. Metodologia do ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 2000


20. DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002


21. DUDNEY, G.; HOCKLY, N.; PEGRUM, M. Letramentos digitais. São Paulo: Parábola, 2016.


22. FADEL, C.; BIALIK, M.; TRILLING, B. Educação em quatro dimensões: as competências que os estudantes devem ter para atingir o sucesso. Boston: Center for Curriculum Redesign, 2015.


23. FAZENDA, I. A interdisciplinaridade: um projeto em parceria. São Paulo: Loyola, 1995.


24. FERREIRA, A. R. Comunicação e aprendizagem: mecanismos, ferramentas e comunidades digitais. São Paulo: Érica, 2014.


25. FIGUEIREDO, L. F. D. Luz, câmera, ficção e biologia a ciência vai ao cinema. Curitiba: Appris, 2022.


26. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.


27. KLEIN, T. A. S. Perspectiva semiótica sobre o uso de imagens na aprendizagem significativa do conceito de biotecnologia por alunos do ensino médio. Tese. Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2011.


28. KNELLER, G. F. A ciência como atividade humana. Rio de Janeiro: Zahar; São Paulo: Edusp, 1980.


29. KRASILCHIK, M. O professor e o currículo de ciências. São Paulo: EPU/Edusp, 1987.


30. LATOUR, B. Ciência em ação: seguindo cientistas e engenheiros sociedade afora. Paris: Pandore, 1990.


31. LICKONA, T. Character matters: how to help our children develop good judgment, integrity, and other essential virtues. New York: Simon and Schuster, 2004.


32. LIMA, M. E. C. C.; AGUIAR JÚNIOR, O. G.; BRAGA, S. A. M. Aprender ciências: um mundo de materiais. Belo Horizonte: UFMG. 1999.


33. LOPES, A. C. Conhecimento escolar: ciência e cotidiano. Rio de Janeiro: UERJ, 1999.


34. MARANDINO, M. A. A pesquisa educacional e a produção de saberes nos museus de ciência. História, Ciências, Saúde, Manguinhos. Rio de Janeiro: Fiocruz, v.12, 2005.


35. MORAES, R. O significado da experimentação numa abordagem construtivista: o caso do ensino de ciências. In: BORGES, R. M. R.;


36. MORAES, R. (Org.) Educação em ciências nas séries iniciais. Porto Alegre: Sagra Luzzato. 1998.


37. MOREIRA, M. A. Teorias de aprendizagem. São Paulo: EPU,1999


38. MOREIRA, M. A.; MASINI, E. A. F. S. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. 2a ed. São Paulo: Centauro, 2006.


39. PAVÃO, A. C.; FREITAS, D. Quanta ciência há no ensino de ciências. São Carlos: Edufscar, 2008.


40. POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: Artmed, 2009.


41. SANTOS, C. S. Ensino de ciências: abordagem histórico-crítica. Campinas: Armazém do Ipê, 2005.


42. VASCONCELOS, C. S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. São Paulo: Libertad, 2004.


43. VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.


Referências de apoio específicas para o professor



1. ALBERTS, B. et al. Biologia molecular da célula. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.


2. ATKINS, P.; JONES, L. Princípios da Química: questionando a vida moderna e o ambiente.


3. Rio Grande do Sul: Bookman Companhia Editora Ltda., 2011.


4. BACICH, L.; MORAN, J. (Org). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 4-5.


5. BENDER, William N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014.


6. BIZZO, N. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo: Ática, 2000.


7. BIZZO, N.; CHASSOT, A. Ensino de ciências: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2013.


8. BRASIL. Ministério da Educação. Astronáutica – ensinos fundamental e médio. MEC, 2009. (Coleção Explorando o ensino.) Brasília.


9. BRASIL. Ministério da Educação. Astronomia – ensinos fundamental e médio. MEC, 2009. (Coleção Explorando o ensino.) Brasília.


10. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Terceira versão. Brasília: MEC, 2017.


11. CAPRA, F. et al. Alfabetização ecológica: a educação das crianças para um mundo sustentável. São Paulo: Cultrix, 2006.


12. CHASSOT, A. A ciência através dos tempos. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2004. (Coleção Polêmica).


13. COOPER, G. A célula: uma abordagem molecular. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.


14. DELIZOICOV, D. et al. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002. (Coleção Docência em Formação).


15. DEMO, P. Educação e alfabetização científica. Campinas: Papirus, 2010.


16. DIAS, G. F. Educação ambiental: princípios e práticas. 9. ed. São Paulo: Gaia, 2004.


17. EMBRAPA. Manual de métodos de análise de solo. Rio de Janeiro: Embrapa, 1997.


18. FIGUEIREDO, L. F. D. Luz, câmera, ficção e biologia a ciência vai ao cinema. Curitiba: Appris, 2022.


19. HEWITT, P. G. Física conceitual. 12 ed. Rio Grande do Sul: Bookman Companhia Editora Ltda., 2015.


20. HORVATH, J. E. O ABCD da astronomia e astrofísica. São Paulo: Livraria da Física, 2008.


21. JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, J. Biologia celular e molecular. 8 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.


22. LEVINSON, W. Microbiologia médica e imunologia. 13. ed. Porto Alegre: Artmed, 2016.


23. LIPMAN, M., SHARP, A.; OSKANIAN, F. A filosofia na sala de aula. São Paulo: Nova Alexandria, 1994.


24. LIPMAN, M. O pensar na educação. São Paulo: Vozes, 1995.


25. MARGULIS, L.; SCHWARTZ, K. V. Cinco reinos: um guia ilustrado dos filos da vida na Terra. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001.


26. MATEUS, A. L.; THENÓRIO, I. Manual do mundo: 50 experimentos para fazer em casa. Rio de Janeiro: Sextante, 2014.


27. ODUN, E. P. Ecologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1988.


28. RAVEN, P. H.; EVERT, R. E.; EICHHORN, S. E. Biologia vegetal. 7 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.


29. POUGH, F. H.; HEISER, J. B.; MCFARLAND, W. N. A vida dos vertebrados. 4. ed. São Paulo: Atheneu, 2008.


30. REECE, J. B. et al. Campbell Biology . 10 ed. Glenville: Pearson Education, 2014.


31. RICKLEFS, R. E. A economia da natureza. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.


32. TEIXEIRA, W. et al. Decifrando a Terra. 2. ed. São Paulo: Nacional, 2009.


33. TORRES, B. B.; MARZZOCO, A. Bioquímica básica. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015.


34. TORTORA, G. J.; GRABOWSKI, S. R. Corpo humano: fundamentos de Anatomia e Fisiologia. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.


35. VOET D.; VOET, J. G.; PRAD, C. W. Fundamentos de bioquímica. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.


36. WEISSMAN, H. (Org.). Didática das Ciências Naturais. Porto Alegre: Artmed, 1998.